sábado, 1 de dezembro de 2012

PRÊMIO PETECA 2012 - CONTO DE CAMOCIM

O SUPER PETECA CONTRA O TRABALHO INFANTIL


 Certo dia, ao anoitecer, no mirante da praia das barreiras em Camocim, algumas crianças avistaram no alto de uma falésia um objeto estranho, mais parecido com um disco voador.


Da nave desceram três criaturinhas. Elas não pareciam humanas, mas não eram assustadoras. E como criança não tem medo de nada, foram ao encontro das criaturas do céu. Chegando lá, Pedro, Clara e André descobriram quem eles eram e qual sua missão aqui na terra.


O objeto não identificado era bastante luminoso e mágico. Tudo o que viram lá dentro era lindo e lúdico. Elas também descobriram que seus novos amigos vinham de um planeta muito distante do nosso, chamado “Sonho Meu”. Lá, todos vivem numa espécie de Éden e eles eram os mensageiros daquele lugar. Sua missão era propagar o amor e a paz terrena e seu principal objetivo no nosso planeta era combater o Trabalho Infantil. Durante a conversa, as crianças prometeram que iriam ajudar, pois conheciam muitos colegas que sofriam com esse problema, e que o trabalho infantil era uma grande mazela que assolava o “chão” do Brasil.


Enquanto a conversa mágica acontecia, os adultos caminhavam à beira-mar e nada podiam ver. Mas, como os irmãos, Pedro, Clara e André poderiam ajudar? O plano era transformar todos os adultos em crianças, porque criança tem sentimentos sinceros e aprende as coisas com mais facilidade. Assim, convocaram todos os responsáveis pelos órgãos públicos em defesa da criança e do adolescente, ONGs, entidades privadas, escolas, políticos, cidadãos comuns e, principalmente adultos que praticavam esse tipo de crime.


Foi numa grande assembleia geral à beira-mar que do nada surgiram muitas petecas de brinquedo, que ao tocarem nos adultos, logo os transformavam em crianças novamente. No momento em que todos voltaram à infância, puderam ver os seres responsáveis por aquele evento. Eles se apresentaram, falaram sobre como era viver feliz no planeta Sonho Meu, comentaram que a Terra era um lugar lindo e que poderia ser tudo diferente. Porém, todas as crianças não poderiam ter seus direitos violados nem serem exploradas.


Então, numa grande brincadeira, todos os presentes conheceram e contribuíram para a implementação de um programa contra o Trabalho Infantil, o Super-Peteca, um herói que nasce pensado por todos para o bem comum. Metas foram elaboradas, conheceram o Estatuto da Criança e do Adolescente e contribuíram com novas melhorias para as crianças e adolescentes daquela cidade e daquele país.


Quando passou o efeito da magia das petecas, todos voltaram ao tamanho normal, mas com comportamentos e ideais deferentes. Tocados pelo encanto daqueles pequenos seres, nunca mais voltaram a ser os mesmos, pois tinham a pureza da criança pra sempre no coração e na alma e, somente os irmãos, Pedro, André e Clara puderam se despedir e agradecer aquela honrosa visita interplanetária que mudou de vez a história daquela cidade.

Carlos Henrique Nascimento da Silva - 6º B.
Professora Fátima

Nenhum comentário:

Postar um comentário