sábado, 1 de dezembro de 2012

PRÊMIO PETECA 2012 - POESIA DE CORDEL DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE-CE

                                             CORDEL PETECA
   

I
 Vou contar uma história
 Preste muita atenção
 Sobre uma pobre criança
 Que sofria exploração
 De sua tia Mariana
 Sem nenhuma precisão
 

II
 Joana era uma menina
 Que gostava de estudar
 Mas com seis anos de idade
 Ela teve que parar
 Para ajudar seus pais,
 Com sua tia foi morar.
           

 III
 De longe as pessoas viam
 O que Joana fazia
 Trabalhando o tempo todo
 Na casa de sua tia
 Pra ganhar seu dinheirinho
 Fazia o que não devia.
                     

 IV
 Mas Joana merecia
 Ter uma boa educação
 Estudar sempre e brincar
 Sem nenhuma exploração
 Mas na casa que morava
 Trabalhar era obrigação.
                     

V
 Um dia chegou a professora Ana
 Na casa de mariana
 E perguntou: Quem é essa menina?
 E como ela se chama?
 _Essa é minha sobrinha
 Que se chama Joana.
                   

 VI
 Menina venha cá
 Vamos logo conversar
 Me fale dos seus estudos
 O que pretende alcançar?
 Ela baixou a cabeça
 E começou a chorar.
                    

 VII
 Meu sonho é ser advogada
 Mas com isso não posso sonhar
 Trabalho dia e noite
 Pra minha família ajudar
 Sem tempo para meus estudos
 Como vou realizar?
  

VIII
 Me diga toda a verdade
 Como é sua alimentação?
 E Joana respondeu
 Com muita educação:
 Minha merenda é café puro
 Meu almoço é um pão.
 

 IX
 A professora ouvindo Joana,
 Começou a explicar
 Que criança nessa idade
 Não podia trabalhar,
 Sua sobrinha devia
 Ir pra escola estudar.

  X
 Mariana respondeu:
 Disso não quero saber
 Ela é minha sobrinha
 E tem que me obedecer
 Vá cuidar da sua vida
 E procure o que fazer.
  

XI
 A professora saiu dali
 Foi direto denunciar
 Sua primeira parada
 Foi no Conselho Tutelar
 Que logo se prontificou
 E foi lá verificar.•.
 

 XII
 O Conselho Tutelar
 Ao ver a menina trabalhar
 Pois nem  um tempo ela tinha
 De com seus amigos brincar
 Levou Joana a escola
 Para voltar a estudar.
  

XIII
 Eles buscaram apoio
 Num Programa Federal
 Peteca é o seu nome
 Uma ação genial
 Criado por Dr. Antonio
 Pra combater esse mal.

                
  XIV 
 O trabalho infantil
 Não precisa acontecer
 Garantir esse direito
 É tarefa do poder
 Pois uma coisa tão grave
 Não pode mais ocorrer
  

XV
 E você que me escuta
 Abra o seu coração
 Lute contra essa maldade
 Que aflige nossa nação
 Fazendo nossas crianças
 Reféns da exploração.
 

XVI
 Convide mais um amigo
 Que sofre como você
 Lutar por nossos direitos
 Isso devemos fazer
 Para que esse absurdo
 Deixe de acontecer

XVII
 As pessoas que exploram
 Não podem ter coração
 Maltratam as crianças
 Sem nenhuma educação
 Impedindo seus estudos
 Sem nenhuma compaixão
  

XVIII
 O Peteca em nossa vida
 Causa admiração
 Pois não deixa que as crianças
 Sofram com a exploração
 Pois assim cometem crime
 Prestem muita atenção.
  

XIX
 Se você ama as crianças
 Venha nos ajudar
 Contra essa exploração
 Que precisa acabar
 E o Programa Peteca
 Nessa parceria vai estar
 

XX
 Termino esse cordel
 Que tocou seu coração
 Para de hoje em diante
 Tratar com dedicação
 As crianças do Brasil
 O futuro da nação.



ALUNA: ALANA MORAES DE CARVALHO- 9º ANO
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário