terça-feira, 26 de março de 2013

PLANO DE AÇÃO DO PETECA EM IGUATU

Apresentação

O PETECA é um programa que visa erradicar o trabalho infantil através de ações realizadas nas escolas. As atividades desenvolvidas buscam conscientizar para a importância da erradicação dessa forma de exploração .Em Iguatu, ele é desenvolvido em 23 escolas atendendo um público de 4559 alunos. Neste processo estão inseridos professores, coordenadores, regentes de multimeios e técnicos da Secretaria da Educação. Juntamente com o CONSELHO TUTELAR E A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL são realizadas ações no município que garantem a permanência das crianças e adolescentes nas escolas da rede municipal.

Objetivo Geral

Sensibilizar as pessoas e promover ações que busquem a ampliação de conhecimentos sobre a importância da erradicação do trabalho infantil.

Objetivos Específicos

Ø Divulgar o programa PETECA nas escolas da rede municipal.
Ø Realizar ações que visem a diminuição do trabalho infantil.
Ø Conscientizar para a importância da criança estudar ao invés de trabalhar.
Ø Fomentar e incentivar a ampliação de conhecimentos das crianças e adolescentes..
Ø Possibilitar a permanência e o sucesso das crianças e adolescentes na escola.
Ø Mobilizar a sociedade comprometendo-se com o desenvolvimento das crianças e adolescentes.




Plano de Ação 2013
Município: Iguatu
Coordenador Municipal do PETECA: Lucilene Guedes Cândida



OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
AÇÕES
METAS
PRAZO
RESPONSÁVEL
PARCEIROS

Divulgar o programa PETECA e suas ações nas escolas.




  • Apresentação do programa aos gestores das Unidades de Ensino e técnicos da SE através da proposta de multiplicação do saber.

  • Formar 50 participantes do Programa Peteca em 2013.





  • Março de 2013






  • Coordenador municipal do Peteca.





Unidades Escolares, SE.





Diminuir os riscos das crianças e adolescentes identificados e participantes do programa Peteca.




  • Campanhas educativas realizadas pela equipe da SE.
  • Visitas domiciliares.
  • Notificação de famílias.





  • Envolver 100% das equipes inseridas no processo.








Ano letivo de 2013.






  • Professores orientadores sociais, núcleo gestor, regente de multimeios e agente da educação.



Secretaria da Saúde, secretaria da Educação e SEMASI.







Informar as famílias sobre os riscos do trabalho infantil.





Reuniões de pais, visitas domiciliares e entrevistas com as famílias.








Envolver 100% das famílias                                                               das crianças e adolescentes inseridos no projeto.





Ano letivo de 2013.





Coordenador Pedagógico,
Regente de multimeios, e Coordenador municipal.


Unidades Escolares, Secretaria da Educação e Secretaria de Ação Social.
Promover a abertura oficial do Peteca nas escolas.


Apresentação de vídeos, palestras sobre o tema trabalho infantil .
Exposição de mural.




Envolver 100% dos professores e alunos inseridos no programa.



Ano letivo de 2013.

Representantes do Programa nas escolas.

Secretaria da Educação e Secretaria de Assistência Social.

Abordar o tema trabalho infantil nas salas de aula.










Assegurar os padrões básicos de funcionamento das Unidades escolares da Rede Municipal garantindo a permanência das crianças nas atividades de contraturno.

Capacitação continuada sobre a importância do aluno estar inserido em programas sociais.









Capacitação continuada sobre a importância do aluno estar frequentando a escola e dessa forma participar das atividades de contraturno.

Orientar 100% dos profissionais inseridos no programa.










Orientar 100% dos profissionais inseridos no programa Peteca.

Ano letivo de 2013.











Ano letivo de 2013.

Representantes do programa na escola/ SEMASI/ SE










Representantes do programa nas escolas, SE, SEMASI.

Semasi, SE











Coordenador municipal do PETECA.









Sensibilizar as famílias sobre os prejuízos que o trabalho infantil causa ao desenvolvimento psicossocial da criança.



Promoção de palestras com as famílias para o momento de conscientização.
Pesquisas junto as famílias de práticas que possam constituir o trabalho infantil
100% das famílias conscientizadas.
Ano letivo de 2013.
Núcleo gestor das escolas, orientadores sociais, regentes de Multimeios e professores.
SEMASI, SE, Unidades escolares..
Desenvolver ações nas escolas sobre o trabalho infantil.
  • Pesquisas sobre o tema trabalho infantil.


  • Preparação de atividades relacionadas ao tema.

Envolver 100% dos alunos nas atividades propostas.
Ano letivo de 2013.
Núcleo gestor das escolas, regentes de Multimeios e professores.
SEMASI, Secretaria da Educação, CRAS I, Associações comunitárias e Conselho Tutelar.
Apresentar o material produzido nas escolas sobre o PETECA.
Realização de momentos nas escolas para apresentação do material produzido.
Trabalhar com 100% dos alunos e professores inseridos no programa.
Junho de 2013.
Núcleo gestor das escolas, regentes de Multimeios, professores e SE.
Secretaria da Educação,Unidades Escolares.



Selecionar o material produzido nas escolas para envio à SE.
Realização na escola de seleção dos trabalhos produzidos pelos alunos.
Acompanhamento por parte da SE da seleção de material produzido na escola.
Participar da seleção EM 100% das escolas que trabalharam o programa peteca.
Junho de 2013.
Núcleo gestor das escolas, regentes de Multimeios, professores e SE.
Secretaria da Educação,Unidades Escolares.





Divulgar e conscientizar as pessoas em geral sobre os riscos do trabalho infantil.
Apresentar os trabalhos produzidos nas escolas.
Realização de um evento no município para a divulgação e apresentação dos trabalhos produzidos pelos alunos.
Envolver 100% dos alunos do município na apresentação dos trabalhos.
12 de junho de 2013
Núcleo gestor das escolas, regentes de Multimeios, professores e SE
Secretaria da Educação,Unidades Escolares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário