domingo, 8 de junho de 2014

PLANO DE AÇÃO DO PETECA NO MUNICÍPIO DE QUIXELÔ EM 2014

INTRODUÇÃO:
O Programa de educação contra a exploração do trabalho da criança e do adolescente (PETECA) consiste na realização de um conjunto de ações voltadas para a promoção de atividades desenvolvidas nas escolas com objetivo de conscientizar para a importância da erradicação dessa forma de exploração. Busca-se também intensificar o processo de conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil, rompendo as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente.
OBJETIVO GERAL:
Intensificar o processo de conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
§  Identificar as formas de trabalho infantil existente na comunidade;
§  Refletir sobre os danos causados pelo trabalho infantil;
§  Compreender a importância da criança viver sua infância;
§  Conscientizar as famílias quais são os verdadeiros trabalhos que exploram as crianças;
§  Divulgar o programa PETECA nas escolas da rede municipal;
§  Garantir a permanência e o sucesso das crianças e adolescentes na escola;
§  Sensibilizar gestores escolares e docentes para a importância do não trabalho infantil.

                                                                                            PLANO DE AÇÃO 2014       

O QUE FAZER?
COMO FAZER?
QUANDO FAZER?
ONDE FAZER?
QUEM VAI FAZER?
Formação com todos os coordenadores Municipal do Peteca
Atividades variadas para melhor entender o processo.
20 e 21 de março
Fortaleza
Ministério Público do Trabalho (MPT)
Reunião com os parceiros: Secretaria de Ação Social, Conselho Tutelar , Representante da Secretaria de Educação e Saúde.
Apresentar o programa através de slides e material impresso
31 de março
Secretaria Municipal de Educação
Coordenadora do Peteca
Reunião com os coordenadores e representação de professores para apresentação do projeto e orientar cada escola a fazer seu plano de ação
- Apresentação do material no data show;
- Estudo de um instrumental para a realização do plano de ação que as escolas vão realizar.
03 de abril
Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA)
Coordenadora do Peteca
Socializar os Planos de Ação enviados pelas escolas
Estudar todos os planos para construir o geral do município
16 de abril
Secretaria Municipal de Educação
Coordenadora do PETECA e representante de diretores
Atividade relativa ao trabalho infantil doméstico
- Conversa informal sobre o tema enfatizando o direito de educação e de lazer das crianças;
- Confecção de cartazes;
- Produção de textos a partir do vídeo “Você viu a Rosinha?”;
- Palestra com representante do CRAS;
-
27 de abril
Em todas as escolas da rede municipal
Professores, diretores , agentes educacional e Aparecida Martins  (Assistente social)

Diagnosticar a existência do trabalho infantil no município
Instrumental para levantamento dos dados
05 de maio
Na zona rural e urbana
Diretores e agentes de saúde
Dia Nacional de Enfretamento à Violência Sexual
- Vídeo;
- Cartazes;
- Textos informativos ;
- Palestra;
- Atividade sobre DSTS
16 de maio
Em todas as escolas
Profissionais da Saúde, professores, diretores e coordenadores.
Acompanhar as atividades realizadas na escola
Visita às escolas
Maio a novembro
Nas escolas da rede
Coordenadora do Peteca
Apresentação do PETECA nas escolas para os pais dos alunos.
Utilizando o material do PETECA. (Slide, vídeo: Você viu a Rosinha.
Fazer um cronograma para atender todas as escolas em maio
Nas escolas
Coordenadora do PETECA
Realizar atividades sobre o combate ao trabalho infantil
- Confecção de cartazes e faixas;
- Confecção de panfletos e distribuir no centro da cidade;
- Passeata com carro de som, cartazes, faixas, apitos;
- Teatro nas escolas;
- Palestra;
- Divulgação na rádio.
09 a 12 de junho
Nas escolas, rádio e ruas das cidades.
- Coordenadora do Peteca;
- Diretores, coordenadores, professores e alunos;
- Agente Educacional;
- Secretário de Educação;
- Representantes da Secretaria de Educação de Quixelô;
- Representantes do Conselho tutelar e Saúde.

Atividades alusivas aos 24 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
- Roda de conversa explorando o ECA;
- Produção de história em quadrinhos sobre o tema;

15 de julho
Nas escolas
- Conselho Tutelar;
- Gestão e professores.
Reunião para orientar o Prêmio Peteca
- Estudo do regulamento
09 de maio
Auditório da Câmara
- Coordenadora do PETECA;
- Diretores e coordenadores das escolas;
- Coordenadora de Ensino.
Realização das atividades do prêmio nas salas
- Orientar e acompanhar os alunos nas atividades
Maio e junho
Nas escolas
- Coordenadora do PETECA, diretores, coordenadores, professores e parceiros.
Seleção dos melhores trabalhos para o prêmio PETECA
- Análise dos trabalhos
Julho
Secretaria de Educação
- Coordenadora de Ensino;
- Formadoras do Paic+5;
- Representantes da Secretaria de Educação do município;
- Coordenadora do PETECA.
Atividade alusiva a 7 de Setembro
- Desfile nas ruas;
- Roda de conversa na sala de aula;
- Túnel do tempo através de cartazes relatando as conquistas das etnias infantis em relação ao trabalho infantil no decorrer da história;
- Desfile nas ruas.
- Palestra
Setembro
- Ruas e escolas

- Equipe da Secretaria de Educação;
Alunos, professores e núcleo gestor;
- Secretário de Educação.

Comemoração ao dia da Criança
- Oficinas e pinturas;
- Paródias;
- Festival de sorvete, pipoca, bolos.
- Vídeo que retrate a importância da criança estudar, brincar e não trabalhar.
10 de outubro
- Nas escolas
- Diretores, coordenadores e professores.

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