domingo, 8 de junho de 2014

PLANO DE AÇÃO DO PETECA NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA DO CEARÁ EM 2014

Apresentação
                O trabalho infantil é entendido como qualquer  forma de  trabalho perigoso, penoso ou insalubre realizado por crianças e adolescentes. Desta forma, com base nas  literaturas sobre o tema, compreendemos que o trabalho precoce é episódio antecessor à sociedade capitalista, sendo, contudo, notadamente intensificado nesse modelo de sociedade vigente.
                Essas atividades realizadas por crianças e adolescentes nas sociedades primitivas eram vistas como sinônimo de sociabilidade, formadoras do caráter, onde as crianças e adolescentes auxiliavam os pais na lavoura e afazeres domésticos. Assim, o trabalho era entendido como forma de troca de experiências com os adultos, e não como exploração. Essa realidade negava às crianças e adolescentes o direito enquanto sujeitos, em condição peculiar de desenvolvimento, e tornavam-nos sujeitos igualmente aos adultos, com as mesmas cobranças e responsabilidades.
                A exploração por meio do trabalho infanto-juvenil ficou evidente a partir da Revolução Industrial, no  século XIX, quando passou a ser visto como um problema emergido das classes mais pobres da população. As inovações tecnológicas trouxeram para o cenário mundial novas formas de trabalho. O trabalho passou  ser caracterizado pelo uso da maquinaria, ocorrendo a ampliação da jornada de trabalho e intensificação do ritmo. Decorrente dessa realidade acentuou-se o êxodo rural, onde famílias inteiras iam aos centros urbanos em busca de melhores condições de vida e para manter as condições mínimas de vida, famílias inteiras se sujeitam ao trabalho, incluindo crianças, adolescentes  e mulheres. Tudo isso contribuiu para  um cenário de pobreza onde lutas diárias são travadas pelas famílias que buscam seu sustento. Sujeitando os filhos às diversas formas de trabalho infantil acarretando prejuízos físicos, psicológicos e sociais.
                A utilização do trabalho infantil também era vista como forma de lucro e redução de gastos pelos donos dos meios de produção, uma vez que os salários pagos para as crianças eram baixíssimos, onde “ (...) a terça parte ou a metade do salário do operário adulto era pago às crianças” (ENGELS apud Silva,2002, p.154). O trabalho infantil se apresenta como uma das expressões da “questão social” diante da desigualdade social e da exploração das mais diversas formas de trabalho de crianças e adolescentes.
                A Constituição Federal (1988), instrumento legal de proteção ao cidadão, em seu artigo 227 e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990), artigo 4º, vem assegurar as responsabilidades compactuadas reforçando o dever a ser cumprido na defesa dos direitos de crianças e adolescentes:
“É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente  e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

                Ainda, no Estatuto da Crianças da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069 de 1990) expressa no artigo 3º que a criança e o Adolescente têm todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, assegurando-lhes o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
                Diante do posto, o trabalho infantil fere todos esses direitos e é, portanto, de suma importância a realização de ações do poder público e da iniciativa privada de forma a desenvolver programas e projetos que proporcione oportunidades às famílias e as crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e / ou risco social e pessoal de forma a contribuir para o fortalecimento da cidadania e garantia dos direitos previstos em  Lei.
                O plano de Ação do Programa PETECA é um documento de referência para nortear as práticas para a erradicação do trabalho infantil e / ou  situações do trabalho precoce no período de Fevereiro a Dezembro de 2014 em Viçosa do Ceará.
Justificativa
                O PETECA é uma ação de conscientização que visa prevenir e combater  a exploração de crianças e adolescentes no trabalho. O trabalho infantil tem a exclusão  social como uma de suas principais causas. Crianças  e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social são mais propensas a serem vítimas do trabalho infantil.
                De acordo com a pesquisa de campo realizado pelas escolas que estão inseridas no programa PETECA, já houve uma redução de exploração de trabalho infantil e adolescente. Os  profissionais da área relatam que o Programa PETECA está sendo uma grande ferramenta de apoio para conscientização de que cada período de vida é influenciado pelo que ocorre na infância e atinge as seguintes etapas: Adolescentes,  idade adulta e terceira idade. Acrescentamos ainda que, a criança é inocente, vulnerável e dependente. Também é curiosa, ativa e cheia de esperança. Seu universo deve ser de alegria e paz, de brincadeiras, de aprendizagem e crescimento. Seu presente e futuro devem ser moldados pela harmonia e pela cooperação. Seu desenvolvimento deve transcrever à medida que amplia suas perspectivas e adquire novas experiências. Mas para muitas crianças a realidade é muito diferente (ONU-1990).
                Com base em relatos de profissionais da Educação, vendo que o programa  PETECA  está sendo um sucesso no  município de  Viçosa do Ceará, foi pensado e analisado a importância de ser inserido em todas as escolas que tem  do 6º ao 9º ano. Tendo os seguintes dados 43 ( quarenta e três ) escolas,  244 ( duzentos e quarenta e quatro ) professores e   5.016 ( cinco mil e dezesseis ) educandos.  Assim  fechamos nossa justificativa com a seguinte fala: Boff(1999), que explica “a necessidade de nós nos envolvermos afetivamente com o outro e que cuidar é mais que um ato, é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção, de zelo, e de desvelo. Representa uma atitude de ocupação, de preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo”.
Objetivos:
Objetivo Geral:
                Trabalhar nas salas de aula e na comunidade local a conscientização que o trabalho precoce é uma violação de direitos da criança e do adolescente e que às impedem de viverem suas infâncias e etapas o mesmo não é digno, favorece o aumento para pobreza e oferece riscos à saúde.
Objetivos  Específicos:
                *Sensibilizar e capacitar os profissionais da Educação para a abordagem ao tema trabalho infantil na escola;
                * Envolver a comunidade escolar e a sociedade em geral no controle social das políticas públicas de erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente.
                *Fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente com vista ao enfrentamento desse grave problema social.
                * Mobilizar e incentivar a ampliação do universo de conhecimentos da criança e do adolescente, por meio de atividades culturais, desportivas e de lazer num período complementar ao  da jornada de ensino regular.
   Público Alvo
                O Plano de Ação do Programa PETECA é destinado aos gestores, educadores, educandos, comunidade escolar; prioritariamente , às crianças e adolescentes até 16 anos, em atividades consideradas insalubres degradantes ou perigosas e suas respectivas famílias.
Metodologia
De acordo com a realização do Plano de Ação, a metodologia aplicada dar-se-à da seguinte forma:
Plano de Ação: capacitar e sensibilizar professores , coordenadores pedagógicos e demais profissionais de ensino fundamental para que atuem como multiplicadores no processo de conscientização dos alunos, da comunidade escolar e da sociedade em geral, com vistas à erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente;
Atividades realizadas pelos alunos: Os alunos são estimulados a produzir tarefas escolares, demonstrando os conhecimentos adquiridos por meio de desenhos, pinturas, esquetes teatrais, músicas, paródias, contos, poesia de cordel, estórias  em quadrinhos, panfletos, roda de conversa, e debate.
Reuniões com as famílias: Os grupos são o espaço privilegiado de trocas entre seus membros, propiciando a reflexão e a busca de alternativas conjuntas para a superação de dificuldades individuais e familiares. Os grupos  de apoio tem como fortalecimento do papel dos responsáveis nas funções protetivas.
No espaço dos grupos priorizar-se-á a reflexão sobre direitos da infância e adolescência; condições das crianças e adolescentes trabalhadores; dinâmicas familiares; questões de gênero; identidade, autoestima e sentimentos; inserção e participação na comunidade; relações em grupo; trabalho: expectativas e motivação entre outros.
Visitas Domiciliares: objetivam fornecer subsídios para compor o acompanhamento, fortalecer vínculos, conhecer a criança e o adolescente que motivou o ingresso da família, além de fazer convites para atividades.

Este instrumento também é importante para contatar outros membros familiares, que não comparecem ao serviço.

PLANO DE AÇÃO DO PROGRAMA PETECA

O QUE FAZER?
COMO FAZER (METODOLOGIA)
QUANDO FAZER?
ONDE FAZER?
 QUEM FAZER/ EQUIPE RESPONSÁVEL
Meta: Formar  82 participantes do Núcleo Gestor sendo: 41 diretores e 41 coordenadores.
*Mesa redonda: O que é  o trabalho infantil?
ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.
* A importância de Vivenciar a infância;
*Elaboração do Projeto: O Trabalho precoce viola  direitos de criança e as impede de viverem suas infâncias.
04 de abril de 2014.
E.E.F. Monsenhor  José Carneiro da Cunha.
SME.
Coordenadora Municipal do Programa PETECA.
Orientação pedagógica sobre o trabalho infantil. Apresentar e desenvolver atividades que possam erradicar o trabalho infantil.
Elaboração de atividades que possam identificar as crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.
Todo o ano letivo.
Nas unidades de ensino e comunidade social.
Gestores, coordenadores e professores;

Abordagem em sala de aula do tema: O trabalho precoce viola direitos da criança e adolescente e as impedem de viverem suas etapas.
Orientar os alunos com os temas relativos aos direitos da criança e do adolescente através de debates, palestras, vídeos informativos e apresentações.
No decorrente do ano letivo.
Nas escolas, na comunidade local em parceria com os projetos sociais.
Equipe: Gestores das unidades de ensino, coordenadores, professores, alunos em parceria com SME.
Campanha de Erradicação do Trabalho Infantil.
Realização de mobilização a nível municipal de erradicação do trabalho infantil.
Realização da Campanha do dia 12 de junho.
Permanente.
Nas escolas, nos comércios, nas oficinas, nos salões, nos órgãos públicos e nas  comunidades locais.
Gestores das unidades de ensino, coordenadores, professores, alunos e famílias.
Publicar às famílias e comunidade sobre  a proposta de erradicar o trabalho infantil.
Reuniões de pais através de palestras, visitas domiciliares, entrevistas com as famílias. Desenvolver projetos pedagógicos com ações em parceria  com a comunidade e intersetorialidade
Todo o ano letivo.
Nas escolas, comunidade local.
Gestores da unidades de ensino, coordenadores, professores  e profissionais de áreas específicas.
Incluir as famílias com crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil nos programas sociais existentes no município.
*Oportunizar a inserção das famílias nos diversos programas sociais do município.
Permanente.
CRAS;
CREAS.
Secretaria Municipal de Cidadania e Promoção Social.
Desenvolvimento de atividades sócioeducativas que motivem crianças e adolescentes na perspectiva de sua inclusão social.
*Promover atividades lúdicas, de esporte e lazer, arte e cultura que estimulem a permanência das crianças e adolescentes no sistema educacional;
Todo o ano letivo
Nas unidades de Ensino.
Programa Mais Educação.
Divulgação do Programa PETECA.
*Através de cartazes, panfletos, rádio, textos informativos e faixas.
Permanente
Comunidade local, escolas, rádio, comércios, oficinas, salões, casa de farinha, feiras.
Núcleo Gestor das Unidades de Ensino, professores , alunos e famílias.

Resultados Esperados
                Através desse conjunto de estratégias de ação, espera-se que diminua o índice de crianças e adolescentes envolvidos em atividades que caracterizem o trabalho infantil e envolver 100% dos alunos das escolas que aderiram ao Programa PETECA ações educativas, artísticas e culturais e também que envolvam todos os públicos que o programa se destina.
                Toda essa mobilização tem como objetivo despertar todo o município de Viçosa do Ceará à erradicar o trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente.

Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará
Secretaria Municipal de Educação


Prefeito Municipal de Viçosa do Ceará.
Divaldo Soares

Secretária Municipal de Educação.
Maria Antonia Rodrigues

Coordenadora Municipal do Programa Peteca
Maria da Silva Fontenele

Nenhum comentário:

Postar um comentário