terça-feira, 2 de dezembro de 2014

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO PROJETO MPT NA ESCOLA/PETECA EM CACULÉ-BA


O Governo de Caculé, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, desenvolveu nas Escolas Municipais da sede o Projeto MPT na Escola de mãos dadas contra o Trabalho Infantil. O projeto promoveu o debate sobre os direitos das crianças e dos adolescentes, bem como os malefícios do trabalho da criança e do adolescente. Cada aluno recebeu uma cartilha contendo informações sobre o Trabalho Infantil, os professores exploraram o estudo da cartilha de forma dinâmica e diversificada aplicando atividades como produção de textos, cartazes, ilustrações, paródias, desenhos, poemas sobre o tema, etc. O projeto atingiu de forma direta 874 alunos.
Em nosso município Caculé houve uma boa aceitação do projeto por parte dos pais, de toda equipe escolar e principalmente dos alunos. O projeto alcançou proporções grandiosas, os alunos entusiasmaram com tudo que viam e ouviam a respeito da Exploração do Trabalho Infantil. Elas foram os principais responsáveis pelo êxito do projeto. Todo evento realizado pelo governo as cartilhas estavam em exposição e na oportunidade o tema era citado. As reuniões nas escolas com os pais muitas vezes era notada a falta de conhecimento deles em saber que determinadas tarefas e trabalhos eram considerados exploração.
  
Foram feitas visitas em determinados comércios que empregam crianças e através de longas conversas conseguimos mostrar alguns vídeos informativos sobre a Exploração do Trabalho Infantil. A sementinha foi plantada e onde é semeado bons frutos não se poderá colher frutos maus.
Todas as atividades desenvolvidas teve a participação efetiva dos alunos com questionamentos, júri simulado, pesquisas mais aprofundadas, desenhos retratando tantas realidades. Um trabalho riquíssimo de um assunto que empobrece cada dia mais a nossa sociedade. Tivemos um relato de uma professora que em sua adolescência viveu todo o drama de ser explorada. Sua narrativa foi levada ao palco pelos alunos que dramatizaram a sua História.
Foi um trabalho intenso que mobilizou todos os envolvidos numa atmosfera de esperança em alcançar bons resultados. Tivemos a certeza que sempre atrás de uma criança explorada existe um adulto covarde, por trás de uma criança sem sonhos existe um adulto omisso, por trás de um olhar perdido de uma criança, existe um adulto indiferente, e nós lutamos contra isso. Juntos somos mais fortes e estaremos sempre atentos em perceber os exploradores que disfarçam-se em fiéis ajudantes.
Através do programa PETECA (Programa de Educação  Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente)  o projeto foi desenvolvido nas Escolas Municipais:  Padre Antônio Doná, Formigli Rebouças, Dona Júlia M. Magalhães, Colégios Eleutério Tavares, Dr. Antônio Muniz, Prof. Vespasiano Filho e Clemente Rodrigues( Várzea Grande).

A Culminância do Projeto MPT na escola de mãos dadas contra o Trabalho Infantil foi um show de talento, beleza, conscientização e conhecimento declamado, cantado, dançado, gritado: Não ao TRABALHO INFANTIL! É indescritível a emoção vivenciada nos dois dias (22 e 23 de Outubro), as apresentações provocaram fortes sensações e muitas questões foram levantadas. As crianças dominaram o palco do Cine Teatro Dória com tanta propriedade que surpreendeu de forma positiva a todos os que assistiam, foi lindo de ver!
Parabéns aos alunos que apresentaram lindamente no Cine Dória, parabéns aos Professores envolvidos no projeto, aos Gestores, Coordenadores, Funcionários que mobilizaram a favor dessa causa. Parabéns aos alunos que valorizaram cada apresentação. Parabéns ao Governo de Caculé por respeitar e defender nossas Crianças, parabéns a Secretaria de Educação e Cultura pelo sucesso do Projeto.
Agradecemos ao Ministério Público do Trabalho por defender tão nobre causa.


Relatório e fotos encaminhados pela Coordenadora do Projeto em Caculé-BA, Mirvande Cotrin.







































Nenhum comentário:

Postar um comentário