quarta-feira, 2 de setembro de 2015

PRÊMIO PETECA 2015 - SEMIFINALISTA - CONTO OU POESIA - MILHÃ



A Mina de Carvão

Era uma vez um menino chamado Pedro que morava com sua família em uma casa pobre. As necessidades passadas por eles eram muitas, que sua mãe se viu obrigada a mandá-lo trabalhar na roça. Pedro enfrentava desde cedo o peso de uma responsabilidade adulta. Certo dia ele chegou e disse: - Mãe por que não vamos embora?
Responde a mãe: Tenho esperança que as coisas vão melhorar.
No dia seguinte a mãe com muita tristeza comunica a Pedro que seu pai tinha sofrido um acidente e faleceu. Foi um momento difícil para os dois. A mãe resolve ir para outra cidade em busca de trabalho deixando o filho aos cuidados de um tio. Pedro passou por muitas humilhações. Seu tio o batia e o obrigava a sair para trabalhar. Cansado da vida que tinha, resolveu fugir e morar na rua. Lá conheceu uma senhora que lhe ofereceu comida e dormida em troca de seu trabalho. Ele só não imaginava que por trás dessa atitude “generosa” havia segundas intenções.
Ao acordar Pedro viu algumas crianças passando de cabeça baixa e com os olhos tristes. Nesse momento a senhora chegou e mandou que Pedro seguisse as crianças, começando assim uma jornada de trabalho numa mina de carvão. Naquele ambiente sujo e triste da mina, Pedro se deparou com uma menina que chorava por ter se machucado. Vendo seu sofrimento correu até ela, ajudando-a, nascendo assim uma linda amizade. Os dias naquela mina passaram a ser diferentes, pois agora Pedro tinha Ana, com quem compartilhava suas tristezas, histórias e brincadeiras. Mesmo assim, com tanto sofrimento ainda tinham no rosto o sorriso e inocência de criança. Apesar de o trabalho ser um tormento, brincavam todas as tardes para tentar manter viva a esperança de mudança.
Cinco anos se passaram naquela Mina onde Pedro e os demais trabalhavam incansavelmente. Já adolescente Pedro começou a ter consciência de que aquele trabalho era ilegal e que eles eram explorados por aquela senhora. Começou a pensar em fugir e pedir ajuda. Chegou para Ana sua melhor amiga e disse: - Ana você teria coragem de fugir daqui, para pedirmos ajuda? - Ainda não sei, disse Ana, mais podemos planejar!
No dia seguinte Pedro viu a senhora saindo em seu carro esquecendo o portão encostado. Chamou os meninos, entraram na casa, pegaram comida, bebida e fugiram. De um telefone público ligaram para a polícia contanto o que se passava naquela mina. Deram informações de onde se localizava. Os policiais juntamente com o Conselho Tutelar foram diretamente para a casa onde a senhora realizava a exploração de menores.
Chegando ao local, os policiais pegaram a senhora no flagra, ela tentou fugir mais foi detida. Logo chegou o Conselho Tutelar e levou as crianças para um orfanato. Um ano depois Pedro e Ana foram adotados por uma família e assim  viveram felizes para sempre.


Autores: Antônia Amanda Silva
Bianca Kelly Pinheiro de Lima
Eschilei Aires da Silva
Fernanda Gabrielle Oliveira Pinheiro
Francisca Maximiliana Pinheiro de Sousa
Matheus Dantas Oliveira Pinheiro
Max Ítalo Pereira Ferreira
Saionara Pinheiro Silva
Saulo Freitas Pinheiro
Victor César Pinheiro Lima
Alunos do 8º ano A

Professores Orientadores:
Ana Neiva de Sousa
Francisco de Assis Lucas
Coordenadora Pedagógica Fundamental:
Francicarmem da silva

Diretora:
Flavia Leite de Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário