quinta-feira, 23 de junho de 2016

Programação da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil na Cadeia Produtiva - Município de Sobral.



De 09 a 14 de junho 2016– Participações em programas de rádio, alertando para os riscos do Trabalho Infantil, números de denúncia e outros. Ao todo, foram seis participações em programas, com participação da AEPETI/CREAS, CEREST e Conselho Tutelar.



14 de junho 2016– O município de Sobral promoveu na terça, 14, uma roda de conversa com idosos do CRAS Ir. Oswalda sobre trabalho infantil na cadeia produtiva.

Alguns dos idosos são responsáveis por netos e o território do bairro Alto da Brasília, onde fica o CRAS ir. Oswalda tem algumas vulnerabilidades. Ao todo, 23 idosos participaram do momento. A roda teve participação da AEPETI/CREAS, CEREST e dos orientadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).



15 de junho 2016– O município de Sobral promoveu o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF. Na ocasião, as ações realizadas pelo CREAS no acompanhamento de crianças em situação de trabalho infantil, abuso e exploração sexual receberam o maior número de votos de delegados para representar a rede de proteção à infância no município.

O acompanhamento familiar e as ações da AEPETI no monitoramento e execução do Plano Municipal de combate ao Trabalho Infantil foram apresentados à toda a comunidade presente no evento, com foco nos dados e nas formas de denúncia, bem como na ênfase ao rompimento do pacto de silêncio em torno das violações.

O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Sobral, tendo envolvimento direto de cerca de 500 pessoas, entre profissionais da Saúde, Assistência Social, Educação, Coordenadoria de Juventude, Conselho Tutelar, CEREST, membros da sociedade civil, conselhos, sindicatos, parlamentares e outros.

Participaram ainda o prefeito Clodoveu Arruda e o deputado Miguel Coelho (Pernambuco), que estava em Sobral para conhecer a rede educacional do município.



16 de junho 2016 – O município de Sobral realizou uma oficina com 13 crianças e adolescentes do SCFV do CRAS Ir. Oswalda, 6 a 12 anos. Na ocasião, as crianças produziram artes visuais para serem expostas na I Mostra de Combate ao Trabalho Infantil, programada para encerrar a campanha de combate ao trabalho infantil. A oficina foi realizada pelo SCFV do CRAS, em parceria com a AEPETI/CREAS e com o CEREST.



16 de junho 2016-  O município de Sobral realizou uma oficina com 13 crianças e adolescentes do SCFV do CRAS Regina Justa, 6 a 12 anos sobre a arte no combate ao trabalho infantil. Na ocasião, as crianças produziram artes visuais para serem expostas na I Mostra de Combate ao Trabalho Infantil, programada para encerrar a campanha de combate ao trabalho infantil. A oficina foi realizada pelo SCFV do CRAS, em parceria com a AEPETI/CREAS.



17 de junho 2016 - O município de Sobral realizou uma oficina com 30 crianças e adolescentes do SCFV do CRAS Mimi Marinho, 6 a 12 anos. Na ocasião, as crianças produziram artes visuais para serem expostas na I Mostra de Combate ao Trabalho Infantil, programada para encerrar a campanha de combate ao trabalho infantil. A oficina foi realizada pelo SCFV do CRAS, em parceria com a AEPETI/CREAS e CEREST.



17 de junho 2016 – O município de Sobral realizou a I Mostra Cultural de combate ao Trabalho Infantil, na última sexta-feira, 17 de junho, no Arco do Triunfo.

O evento foi promovido pelas Secretarias da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social e combate à Extrema Pobreza. Membros do Conselho Tutelar, do CEREST, dos CRAS e da AEPETI/CREAS estiveram presentes.
Na ocasião, além da apresentação de artes visuais produzidas pelas crianças e adolescentes dos

SCFV dos CRAS. Foram expostos também 10 quadros produzidos pelas crianças das escolas municipais que participam do PETECA.

Ao todo, foram 02 grupos de kung-fu, um contador de histórias do NUCA, uma dança contemporânea por dois alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Luís Felipe, um grupo de capoeira, uma quadrilha, uma dupla de rap, exibição de Parkour.

Entre as apresentações, enfocamos a importância da denúncia e de combater a exploração da infância.

Realização: Prefeitura Municipal de Sobral – Centros de Referência da Assistência Social (CRAS e CREAS); Ações Estratégicas do PETI (AEPETI); Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

Apoio: Estação da Juventude (NUCA), PETECA, Programa Saúde na Escola, NASF, Instituto Teias da Juventude (ITJ), Sociedade Pró-Infância (SOPRI), Sociedade de Apoio à Família Sobralense (SAFS), Conselho Tutelar.
 
Relatório encaminhado por Nara Luiza Silva Mota - Coordenadora - CREAS/Sobral e da Equipe de Ações Estratégicas do PETI















Nenhum comentário:

Postar um comentário