sexta-feira, 1 de julho de 2016

Campanha Não ao Trabalho Infantil na Cadeia Produtiva - Município de Cascavel/CE.


Caminhada contra o Trabalho Infantil na Cadeia Produtiva


O município de Cascavel promoveu evento denominado Cascavel Apoiando a Erradicação do Trabalho Infantil, no dia 11 de junho de 2016, a partir da caminhada contra o trabalho infantil na cadeia produtiva, no centro da cidade, percorrendo as principais ruas, a Feira de São Bento finalizando na Praça dos Correios.



No percurso, foram feitas panfletagem, distribuição de cata-vento, divulgação do evento através de um carro som, que acompanhou todo a mobilização da equipe.

O evento foi promovido pelas Secretarias Municipal  de Assistência Social (SAS) e Educação Cultura Desporto e Juventude de Cascavel, em parceria com as Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Comitê Municipal de Adolescente pela Prevenção Erradicação do Trabalho Infantil.



Cerca de 80(oitenta) pessoas participaram do evento, dentre pais, alunos, professores, coordenadores e diretores das escolas, além de profissionais da assistência social, da saúde, do Conselho Tutelar, do CMDCA. 

Atividades realizadas na feira de São Bento



Equipe Intersetorial do Programa
E.E.F. LUIS PACHECO DO AMARAL





Relato que no dia 20 de junho de 2016, realizamos a ação do PETECA com acolhida e panfletagem visando manter as  crianças na escola que é o lugar certo de uma criança para assim fazer com que elas cheguem no mundo do trabalho no seu devido tempo. A ESCOLA LUÍS PACHECO DO AMARAL, junto com os alunos do sexto e sétimo ano A Manhã, tem intuito de informar e conscientizar a importância do dia D para as crianças e adolescentes.   

 

A professora Ângela Araújo Gomes, desenvolveu oficinas de construção de cata-ventos e cartazes, com o objetivo de explorar a Campanha alusiva ao Dia 12 de Junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil “NÃO ao trabalho infantil na Cadeia Produtiva“ ; utilizou também a cartilha como base para explicar para os adolescentes a importância de cada fase da sua vida, e para que eles entendam como é importante a fase do brincar e estudar. Para que futuramente eles sejam adultos preparados e capacitados para o mundo do trabalho.






 E.E.B. DEP. RAIMUNDO DE QUEIROZ
Escola de Educação Básica Deputado Raimundo de Queiroz realizou, no dia 21 de Junho de 2016, uma palestra ministrada pelo coordenador do PETI, Ibiraci Roberto de Paula Filho e pela coordenadora do CREAS, Ana Carla Rodrigues da Rocha Ribeiro. Neste momento, contamos com as presenças das técnicas da SME - Lucineide Rodrigues, Terezinha Mendonça e Terezinha Azevedo, tendo como público alvos alunos dos 7º anos e representantes do NUCA. 

Na oportunidade o palestrante falou a respeito das diversas formas de trabalhos infantil nos dias atuais, através de  conversa informal, utilizando material áudio visual como slides e vídeo de sensibilização para que os educandos compreendessem melhor o assunto em debate, e   destacando sempre a prioridade dos estudos e o acompanhamento familiar.







 E.E.F. PROFESSOR FÁBIO COUTINHO
        
No dia 20 de mês de Junho na Escola Municipal Professor Fábio Coutinho foi realizado o dia D. Em que a escola se mobilizou para conscientizar seus integrantes sobre a importante missão que tem o projeto PETECA (Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes).

Na instituição foi elaborado um Plano de Ação com propostas de atividades para serem desenvolvidas durante todo o ano. No dia D, os coordenadores da escola juntamente com os professores e alunos desenvolveram algumas atividades com toda a escola utilizando recursos variados inclusive a Cartilha BRINCAR, ESTUDAR, VIVER, TRABALHAR SÓ QUANDO CRESCER. 

Todos foram mobilizados, sobre a importância de garantia dos direitos e deveres da criança e do adolescente. Foi realizada na escola a fabricação de cartazes pelos próprios alunos, entrega de panfletos, peças teatrais, visitas ás salas de aulas com palestras  abordado.

Diante da problemática que envolve a exploração de crianças e adolescentes, muitas vezes despercebidos pelas demais pessoas. Concluímos que é necessário sensibilizar a sociedade com a promoção de ações que busquem a mobilização de toda a comunidade escolar, com a finalidade de haver a conscientização que toda criança e adolescente tem seus direitos e deveres e estes, precisam ser efetuados e respeitados. 





 






























E.E.F. DEPUTADO JOSÉ CORREIA PINTO

No dia 20 de junho de 2016, nossa escola realizou o dia D de conscientização sobre a importância de combater o trabalho infantil, trabalhamos o tema: NÃO ao Trabalho Infantil na Cadeia Produtiva. Além de uma palestra com todas as turmas, realizamos nas aulas de Artes, durante a semana toda,  a confecção do “CATA VENTO” símbolo do PETECA. De uma forma clara, simples e abrangedora discutimos com nossos alunos que a escola é o melhor caminho para crescer, salientamos também que nenhuma criança e adolescente deve trabalhar, nem tampouco se deixar explorar por pessoas que apenas querem se aproveitar da vulnerabilidade delas.

Destacamos também, os riscos que as crianças e os adolescentes correm em relação a esta exploração, afinal de contas se faz necessário que nós como cidadãos possamos colocar a mão na massa e denunciar este tipo de ação. Nossos alunos se mostraram bastante atentos as explicações sobre o tema. É preciso que os pais sejam conscientizados que o trabalho infantil é crime nos alerta os alunos do 7º ano manhã. Buscamos compreender que esse  mal só será erradicado do nosso meio quando todos se unirem e fizermos nossa parte, família, escola e sociedade, é preciso que saímos de nós mesmo e ir em defesa dos direitos de nossas crianças e adolescentes. Segue em anexo algumas de nossas fotos.
 



ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL LÍBIA RIBEIRO



 A Escola de Ensino Fundamental Líbia Ribeiro, através do projeto PETECA, abraçou por considerar de muita importância a conscientização dessa problemática que priva crianças e adolescentes de um futuro melhor, além de motivar a sociedade a enfrentar as situações vivenciadas por nossas crianças. 

 Neste sentido as atividades foram realizadas nas turmas do 1ª,2ª,3ª,4ª,e 5ªano dos turnos manhã e tarde. Propomos as turmas uma sequência de atividades visando propiciar reflexão a respeito do trabalho sobre a exploração do trabalho infantil de crianças e adolescentes do nosso município. 

Este trabalho foi oportuno para os discentes se sensibilizarem para importância da erradicação do trabalho infantil o qual causa diversos prejuízos físicos e psicológicos social na vida da criança e do adolescente. 

Utilizamos vídeos e textos construções de cartazes e apresentação do ECA e outras atividades. Nestes trabalhos sempre foram lembrados a todos os participantes analisar os caminhos para erradicação do trabalho infantil. A família é quem tem obrigação de cuidar, da atenção, amor, carinho e proteger de todo tipo de exploração e violência  que venham a causar danos aos seus filhos.

Concluímos nossos agradecimentos especiais a todos que participaram ativamente da execução deste projeto na escola, de mãos dadas contra o trabalho infantil, formando novos conceitos, posturas e atitudes contra ao trabalho ao crime infantil.

















ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL JÚLIA DE MELO

Aos (17) dezessete dias do mês de junho de dois mil e dezesseis, na Escola de Ensino Fundamental Júlia de Melo, Localizada na rua Biá Coelho, S/N - Bessalândia, foram reunidos a coordenadora Gislene Gomes do Nascimento, juntamente com os professora de Arte e Religião José de Matos Vitoriano Filho, Patrícia Nogueira de Freitas Carneiro e Eduardo Henrique da Silva, e os alunos: Érica Luzia Silva Neves, do 9º ano A, Amanda Costa Moura, 9º ano A, Maria Emily Silva Monteiro, 9º ano A, Lívia Guilherme da Silva, 8º ano B, Thalita Custódio Oliveira, 8º ano B, Amanda Freitas de Melo, 8º ano B, Victor Sobrinho, 8º ano B, Liedson da Silva Chaves, 8º ano B, Anália Géssica Tomé de Souza, 8º ano B, Marcelo Santos  para discutirmos sobre as ações que serão realizadas no Peteca - Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, durante o ano letivo de 2016.
Durante a reunião foram mostrados materiais que seriam utilizados na divulgação do Programa, cartaz, folder e vídeos. Depois que o material foi apresentado, foi decidido que seria apresentado o Programa Peteca durante a semana, dos dias 20 a 23 de junho de 2016, a divulgação seria realizada durante a acolhida, no intervalo, nas salas de aulas e uma passeata mobilizando a comunidade que também são pais de alunos dessa instituição com os professores, diretor Paulo Cleber, alguns  funcionário da escola e alunos acima citado.
As ações realizadas no dia 23 de junho foram: panfletagem; cartazes de divulgação do Programa Peteca; cartazes de divulgação sobre as penalizações do trabalho infantil e da exploração sexual de crianças e adolescentes; entrega de cata ventos confeccionados pelos alunos, música sobre o Peteca de autoria dos alunos dessas instituição e divulgação do Programa Peteca feita através de mídias de locução. 











ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL FRANSQUINHO CAMILO



A Escola de Ensino Fundamental Fransquinho Camilo desenvolveu ações pedagógicas sobre a erradicação do trabalho infantil. Na ocasião foram abordadas atitudes concretas que possibilitem a interação de todos os envolvidos nesse processo. Professores, alunos e núcleo gestor realizaram atividades abordando a seguinte temática: não ao trabalho infantil, sim a educação de qualidade. Os alunos do 1º ao 5º ano (do ensino fundamental I) e do 6º ao 9º ano (fundamental II) apresentaram as seguintes atividades: cartazes, poemas e raps. O objetivo é conscientizar os alunos da importância da educação de qualidade, para que possamos ter um país igualitário, ou seja, justo. 

CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL – CEM

O projeto PETECA foi apresentado aos alunos através de slides e vídeos educativos mostrando a importância de assegurar a criança o direito de estar na escola estudando e que a criança e o adolescente , não podem de maneira alguma, serem explorados por familiares ou qualquer outro tipo de pessoa.


A partir dos vídeos, foram abertos debates com as temáticas, para esclarecimento, sobre o a exploração infantil para o trabalho, deixando bem claro que isso não impede a ajuda e colaboração dos mesmos nos trabalhos domésticos em casa, desde, que isso não atrapalhe o seu desenvolvimento e desempenho na escola.


Após os debates e discussões, foi apresentada a proposta do projeto onde os alunos realizariam esquetes teatrais, sobre o assunto. Nesse momento, marcada a culminância, algumas turmas apresentaram as esquetes para que as outras assistissem e debatessem sobre o tema, chegando a uma conclusão de que a criança e o adolescente, precisa utilizar o máximo do seu tempo para atividades que desenvolvam sua personalidade e sua aprendizagem, dessa forma, o seu tempo deve ser aproveitado com atividades lúdicas e didáticas que proporcionem a essas crianças e adolescente seu pleno desenvolvimento. Pois na infância, o brincar faz parte da formação de caráter e personalidade e através das brincadeiras elas crescem com muito mais saúde e qualidade e jamais podem ser exploradas de nenhuma forma.






 ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO BALBINO


Hoje aos 20 ( Vinte ) de Junho de 2016, foi realizado o dia “D” PETECA na Escola de Ensino Fundamental do Balbino, Csaacavel/CE.

Sabendo da importância e da conscientização das crianças se fortalecerem de conhecimento sobre o Programa Peteca e o ECA -Estatuto da Criança e do Adolescente), foi realizado na Escola uma sensibilização com os alunos em combate ao trabalho infantil e em defesa dos seus direitos.

No mesmo dia foi apresentado o PROGRAMA a todos da Escola de forma dinâmica e na oportunidade a escola juntamente com os alunos irá organizar uma apresentação, para outro momento , objetivando a conscientização dos pais para que não explorem nem tolerem exploração do trabalho  de crianças e adolescentes.







(Encaminhado por Maria do Carmo Memória Vila Real Dantas - Coordenadora Municipal do Peteca)





 



 



Nenhum comentário:

Postar um comentário