quinta-feira, 16 de novembro de 2017

PREMIO MPT NA ESCOLA - CONTO DO MUNICÍPIO DE CAPÃO DA CANOA-RS

Pedrita, a formiguinha inteligente
Tudo aconteceu numa terra muito distante, num grande formigueiro, onde muitas formigas trabalhavam, incansavelmente, dia e noite, para tirar sustento para o inverno.
Destacava-se, dentre tantas formigas, por seu empenho no trabalho, um casalzinho destes animais. A senhora formiga estava grávida, porém isso não a impedia de carregar suas folhas para o formigueiro. Passado algum tempo, nasceu uma linda formiguinha. Seus pais colocaram seu nome de Pedrita. Pedrita era pequeninha como um grão de areia, pretinha como a noite, tinha olhos arregalados e a bunda grande. Era uma linda formiga da espécie saúva.
Pouco tempo depois, Pedrita já ajudava seus pais no carregamento de folhas para o inverno. Pedrita era muito inteligente, criava estratégias para carregar suas folhas com mais agilidade, dividia as tarefas e, muitas vezes, até coordenava o grande grupo de formigas. As formigas daquele formigueiro pensavam. “como Pedrita é esperta!”
Pedrita não pensava em outra coisa que não fosse ajudar seus pais e trabalhar. Seus dias se resumiam em carregar folhas e farelos. Porém, a formiguinha começou a perceber que algo não estava bem. Todas as noites, sentia dores nas costas e não conseguia dormir direito, além disso, estava se sentindo triste porque ouviu boatos pelo formigueiro de que algumas formigas estavam rindo dela por passar o dia todo trabalhando. Pedrita se deu conta de que todo aquele esforço estava prejudicando sua integridade física e moral.
Quando amanheceu, Pedrita saiu do formigueiro como de costume. Mas, desta vez, não foi carregar folhas e farelos... Pedrita foi até o formigueiro vizinho e procurou ajuda. Lá, encontrou lugares que nunca tinha sequer ouvido falar. Aquele formigueiro tinha lugares chamados Conselho Tutelar, Ministério Público do Trabalho e tinha até uma escola onde as formiguinhas aprendiam muitas coisas. Pedrita teve um dia exaustivo, pois recebeu muitas orientações sobre a sua infância e os direitos que ela tinha enquanto crianças.

Quando chegou a noite, Pedrita falou com seus pais sobre o seu dia. Eles ficaram muito bravos porque a formiguinha tinha saído de casa sem avisar, mas, depois das explicações de Pedrita, ficaram aliviados. A formiguinha falou das dores que vinha sentido durante a noite e dos falatórios que estavam pairando o formigueiro. Os pais ficaram tristes com toda situação e pediram desculpas à formiguinha por terem-na exposto a situações de risco. No dia seguinte, Pedrita levou seus pais para conhecerem os novos lugares que existiam no vilarejo vizinho. Lá, a família de formigas foi muito bem recebida e orientada. Pedrita trocou as folhas das árvores por folhas de caderno e, atualmente, dedica seu tempo para ensinar e orientar as formigas do seu formigueiro. Pedrita tornou-se uma linda formiga-professora. 

Um comentário: