quinta-feira, 16 de novembro de 2017

PREMIO MPT NA ESCOLA - CONTO DO MUNICÍPIO DE JOAÇABA-SC

O condomínio que não se desenvolvia

Em um lugar distante, existia um condomínio, mas não era um condomínio qualquer, esse na verdade era formado por muitas florestas, e cada uma delas tinha uma família que orientava. Tinha a floresta da família dos pandas, dos tigres, dos macacos, das girafas, dos rinocerontes, uma diversidade de espécies. Mas, a única que dava problema era a floresta da família do leão, e o motivo, já descobrira o porquê.
Todas as florestas eram muito desenvolvidas, e cada vez mais migrava animais para aquele condomínio de florestas. O líder era o tigre, responsável pela criação e organização do lugar.
Os líderes das florestas juntamente com suas famílias encontravam-se todo o dia 1º de cada mês para conversar sobre o desenvolvimento de suas florestas e, principalmente, falar sobre a educação para as crianças, futuras representantes do lugar. Porém já fazia anos que todos compareciam com frequência, exceto a família do leão, que sempre tinha uma desculpa.
No dia primeiro de agosto, todos se reuniram para debater sobre os avanços e dificuldades encontrados, como de costume, mas essa reunião seria diferente, porque o tigre havia combinado que se o leão faltasse eles iriam ate lá ver o que estava acontecendo. Assim aconteceu! O leão não apareceu, e todos foram até ele em busca de resposta para tantas faltas.
Chegando lá, todos ficaram espantados com o que viram. Leões de todas as idades abatidos, cansados, com um ar de tristeza no olhar. Os pequenos leãozinhos trabalhavam sem parar, em tarefas que deveriam ser de adultos.
Sem perder tempo, o tigre mandou que todos parassem e sentassem para ouvi-lo. Desapontados com a situação, chamaram o leão e explicaram que daquela forma sua floresta nunca iria se desenvolver, que lugar de criança é na escola. O leão tinha que saber que o trabalho infantil rouba a infância e gera danos na saúde física e psicológica de nossas crianças. O líder dos coelhos relatou que em sua floresta há uma grande escola, com refeições saborosas, esportes e leituras de histórias maravilhosas, que os coelhinhos brincam ao ar livre nas praças com seus amigos e recebem muito amor e carinho de toda comunidade. Complementou dizendo, que além da sua floresta zelar pelas crianças, ele oferece trabalho de menor aprendiz para girafas adolescentes com 14 anos no contra turno da escola e que tinha um pessoal preparado fiscalizando para que tudo funcionasse. E assim um a um dos animais representantes foram compartilhando suas experiências.

Muito envergonhado o leão pediu desculpas por suas atitudes, rapidamente com auxílio das demais famílias construiu uma escola e qualificou leões para trabalhar com suas crianças. Dizem que atualmente e uma das florestas mais desenvolvidas e que exploração do trabalho infantil, por lá não se cria mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário