quinta-feira, 16 de novembro de 2017

PREMIO MPT NA ESCOLA - CONTO DO MUNICÍPIO DE GRANJA-CE


Onde moram as fadas

Baseado em uma história real
“Nem todas as princesas moram em palácios” era o que minha mãe me dizia. Há muito tempo venho pensando nisso, e quanto mais eu penso, mais tenho a certeza de que nem todas as princesas moram em palácios. Assim como também NENHUMA princesa mora em uma favela, sendo obrigada a vender doces na rua e fazer todos os trabalhos domésticos de uma casa sem nem poder ir à escola.
No conto de fadas da minha vida moro no mundo mágico do Era uma vez..., sou uma princesinha órfã de pai e mãe e que ama os livros. Nasci em um belo castelo, mais logo fui forçada a sair de lá.
Eu nunca quis ir embora do meu reino, pois lá eu era muito feliz, mas como sou criança, alguém tem que se responsabilizar pelo meu bem-estar, minha segurança e minha educação. Logo após a morte de meus pais, surgiu uma mulher dizendo a todos que iria cuidar de mim. Ela prometeu a guarda real que jamais deixaria que algo de ruim acontecesse comigo.
Ela prometeu... Mas não cumpriu.  Lembro que certa vez ela disse:
- Agora, meu bem, seremos apenas nós duas. Unidas para sempre.
Não demorou muito para que então eu percebesse que aquela mulher era uma bruxa muito má. Ela não estava preocupada em me fazer feliz e nem estava preocupada em cuidar de mim. Sua única vontade era me ver sofrendo; era ver meus braços fraquinhos suportando mais do que meu próprio peso. Era me  ver implorando por um prato de comida. Você talvez ache que “minha” bruxa má seja a mesma bruxa má de “João e Maria”, só que há uma pequena diferença: A bruxa deles obrigava Joãozinho a comer doces para depois comê-lo. Já a “minha” bruxa me obriga a vender doces, para depois, quem sabe, eu ter algo para comer.
Sinceramente, não sei qual delas é a pior.
O mais triste é saber que a minha história parece com a de muitas outras crianças. Nós trabalhamos, não vamos à escola e ainda ficamos por aí correndo perigo em lugares cheios de monstros.
Nesse momento eu queria deixar de ser a Ana Luísa e queria ser a cinderela, que tem uma fada madrinha todinha só pra ela. Queria ir à escola, ter amigos e brincar, porque me sinto sozinha nessa casa-assombrada com essa bruxa, seu caldeirão e sua vassoura voadora.
Nas histórias que leio vejo princesas, príncipes, sapos, dragões, anões, sapatinhos encantados e finais felizes. Por que a minha história também não pode ter um final feliz?

Se eu soubesse onde moram as fadas, iria lá e pediria que fizessem um encanto para que nunca tivesse surgido nenhuma bruxa. Um encanto para que continuasse sendo apenas eu e meu mundo do Era uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário