domingo, 21 de janeiro de 2018

Nota do Conapeti sobre o acidente de trabalho que matou adolescente em João Pessoa-PB


Aos órgãos e entidades do SGDCA de João Pessoa-PB




Prezado(a) senhor(a)



O Comitê Nacional de Adolescentes e Jovens na Prevenção e Erradicação Trabalho Infantil - Conapeti  vem, por meio deste expediente, perante esse órgão/entidade, manifestar seu inconformismo  em relação à persistência do trabalho infantil em nosso país, inclise neste estado e nesse município. 


Neste momento estamos muito tristes pois mais  um adolescente, vítima do trabalho infantil, morreu durante trabalho em pedreira. Por isso manifestamos, com veemência, nosso repudio diante do ocorrido.


Enquanto a sociedade alimenta o discurso "é melhor está trabalhando, que roubando," o trabalho infantil segue roubando a infância de milhões de crianças, e em casos extremos, tirando a vida, como aconteceu com o adolescente de João Pessoa-16 anos, que caiu de uma altura de 20 metros enquanto estava sendo explorado numa pedreira.


Vale ressaltar que o trabalho em pedreiras é uma das piores formas de trabalho infantil previstas no Decreto 6.481/2008, que aprovou a Lista TIP (Piores Formas de Trabalho Infantil), na forma da Convenção 182 da Organização Internacional do Trabalho - OIT. 


Enquanto as pessoas silenciam diante dos casos que presenciam, o trabalho infantil continua matando nossas crianças em todos as regiões do país. Somente quando acontecem acidentes graves como o acima mencionado, a matéria passa a ser debatida de forma ampla. Depois volta o silêncio, que é novamente quebrado por novo acidente.


Entretanto, não podemos mais ficar esperando que outro acidente aconteça. Precisamos tomar providências urgentes para prevenir outras mortes e outros acidentes. E a prevenção só será eficaz se atacar as causas do problema, ou seja, se erradicar o trabalho infantil, pois acidente e morte em pedreira, por exemplo, não é fatalidade: é tragédia previamente anunciada.


Diante do exposto, nós, adolescentes e jovens que lutamos e acreditamos em um Brasil e um mundo sem trabalho infantil, na abolição de todas formas de exploração de nossas crianças e adolescentes, prestamos nossos sentimentos de solidariedade à família do adolescente falecido, ao tempo em cobramos das autoridades competentes, em níveis municipal, estadual e nacional, adoção das providências necessárias para responsabilizar os culpados e, principalmente, prevenir a ocorrência de outras mortes, de outros acidentes e assegurar efetiva eliminação de todas as formas de trabalho infantil.


Em especial, solicitamos desse órgão/entidade a adoção de providências para solução do problema aqui tratado, no âmbito de suas atribuições/competências.


João Pessoa-PB, 21 de janeiro de 2018



Comitê Nacional de Adolescentes e Jovens
na Prevenção e Erradicação
do Trabalho Infantil (Conapeti)

2 comentários: