sábado, 10 de fevereiro de 2018

MPT MOBILIZA REDE DE PROTEÇÃO NA CAMPANHA TRABALHO INFANTIL NÃO É FOLIA

O Ministério Público do Trabalho mobilizou a Rede de Proteção para fortalecer as ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil durante o Carnaval em todo o Brasil, através da campanha "Trabalho Infantil não é folia". 

Na ultima quinta-feira (8/2),  o MPT/CE realizou a 10ª Oficina anual dos Coordenadores Municipais do Peteca, ocasião em que foram capacitados os coordenadores do Programa de 86 municípios, os quais multiplicarão a ação em 2.400 escolas. Foram produzidos 20 mil manuais "combatendo o trabalho infantil", com orientações pedagógicas, 50 mil adesivos da campanha "trabalho infantil não é folia" e 100 mil cartilhas "Lugar de criança é na escola".

Essa articulação já ultrapassou as fronteiras do Ceará. Em diversas unidades da federação a mobilização tem acontecido, conforme mensagem compartilhada por meio das redes socais (Grupo da Rede Peteca, grupos de WhatsApp e Instagram).

Segue, abaixo, os registros de algumas das atividades da campanha "Trabalho Infantil não é folia", realizadas no Ceará e no Brasil. 

Ceará 

Município de Paracuru. Neste sábado, 10, foram realizadas diversas ações pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Nuca (Núcleo de Cidadania do Adolescente), o Peteca. Estão sendo realizados os polos de cidadania ambulante e polo de cidadania na praça. Nesse pólos estão realizadas ações de fiscalização do trabalho infantil,  violência sexual e demais violações de direitos de crianças e adolescentes. O trabalho está sendo feito com equipes intersetoriais do Creas, Conselho Tutelar, do Poder Judiciário. Dois profissionais do Creas estão fazendo a abordagem social, com apoio de uma equipe de 15 pessoas do Juizado da Infância e Adolescência. 

O município adquiriu 20 mil pulseiras para as crianças, com o objetivo e identificá-las pelo nome e respectivos responsáveis. Na noite deste sábado serão distribuídos também,  entre os foliões, os adesivos da campanha "trabalho infantil não é folia". 

Informações e as fotos foram enviado por WhatsApp pelo adolescente Gustavo de Castro, membro do Núcleo de Cidadania do Adolescente (Nuca) de Paracuru e do Comitê Estadual de Adolescente pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

A
Equipe intersetorial de proteção da infância.













Município de Pentecoste. Na sexta feira, 9, foram feitas visitas em três escolas e distribuídos os adesivos da campanha nos eventos alusivos ao carnaval. Os adesivos da campanha foram destinados aos participantes das atividades da programação que a Secretaria de Cultura preparou para a praça do centro da cidade. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário