terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Nota do Conapeti contra mensagem de Deputado da Paraíba que elogia situação de trabalho infantil



O Comitê Nacional de Adolescentes e Jovens pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – Conapeti vem, por meio desta Nota, externar sua indignação com postagem do dia 2/2/2018, constante da fanpage do Deputado Estadual Doda de Tião, da Paraíba, contendo a imagem de uma criança e uma mensagem de elogio e incentivo ao trabalho por ela realizado (venda de picolé no Centro de Queimadas-PB).  Essa atitude está na contramão da obrigação de um deputado, que jura cumprir a Constituição e as leis do país quando toma posse do cargo.


A atividade de vendedor ambulante, realizada pela criança conhecida como “Vaqueirinho”,  faz parte da lista da piores formas de trabalho infantil, que devem ser abolidas em caráter de urgência, na forma da Convenção 138 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).


A apologia ao trabalho infantil é uma conduta proibida até mesmo ao cidadão comum, sendo, portanto, inadmissível para um deputado. As situações de trabalho infantil não é algo a ser elogiado, nem ovacionado, mas algo a ser combatido. Quem elogia uma criança pelo fato de ela trabalhar contribui para que ela permaneça em situação de trabalho infantil, além de incentivar a entrada de outras crianças no trabalho precoce. Nada justifica essa violação de direitos, nem mesmo a necessidade de ajudar no sustento da família. 

Curioso é notar que a postagem do Deputado Doda de Tião aconteceu 15 dias depois da morte de um adolescente numa Pedreira de João Pessoa-PB, que também foi objeto de nota do Conapeti. O que se esperava do Deputado Doda de Tião, e das demais autoridades da Paraíba, seria a adoção de medidas para acabar com o trabalho infantil no estado, como forma de prevenir outras mortes, e não o incentivo a essa prática, que tem ceifado a infância de mais de dois milhões de crianças e adolescentes em todo o Brasil. 


A Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca)  proíbem o trabalho infantil e  garantem proteção integral e prioridade absoluta a criança e ao adolescente, independente de sua condição social. Portando, nenhuma criança deve ser obrigada a trabalhar, nem mesmo para ajudar no sustento da família, pois isso é não é obrigado dela, e sim dos adultos (família, sociedade e poder público), conforme art. 227 da Carta Magna.

Além de assegurar os direitos da criança e do adolescente, a Constituição e o ECA determinam que sejam punidas, na forma da lei, todas as pessoas que violarem tais direitos, inclusive aquelas que são omissas ou coniventes com a exploração:


Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais" (art. 5º do ECA).


Diante do exposto, o Conapeti repudia a mensagem postada na página oficial do Deputado Doda de Tião, pois tal mensagem incentiva o trabalho infantil, sendo uma prática inadmissível, ainda que não tenha sido essa a intenção do do referido Deputado.  


Ao ensejo, o Conapeti convida Deputado Doda de Tião para refletir sobre os prejuízos que trabalho infantil causa na vida das crianças e, doravante, em vez de fazer apologia ao trabalho precoce, passe a combater essa prática violadora dos direitos humanos de crianças e adolescentes, na forma da Constituição e das demais leis do país, pertinentes a essa matéria.

João Pessoa-PB,  6 de fevereiro de 2018
 

*Nota assinada por todos os membros do Conapeti e encaminhada para Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, através da Secretaria Executiva do Colegiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário